BH terá Plano Municipal de Adaptação e Resiliência

Cruz da Praça do Papa à frente; ao fundo, cidadãos vêem a cidade de BH com muitos prédios e o horizonte. Foto: Adão de Souza/PBH

BH terá Plano Municipal de Adaptação e Resiliência

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) aprovou, na última quarta-feira, dia 22 de novembro, o recurso para contratação da elaboração do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência de BH será financiado pelo Fundo Municipal de Defesa Ambiental (FMDA). Serão disponibilizados R$ 150 mil. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Werneck, a liberação do recurso depende da aprovação Câmara de Controladoria Geral da Prefeitura de Belo Horizonte.

“A política de enfrentamento às mudanças climáticas de BH é reconhecida internacionalmente por sua solidez e consistência. Demos um passo importante para a continuidade desse trabalho com a aprovação de recurso do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente para a contratação da elaboração do Plano Municipal de Adaptação e Resiliência de BH”, afirmou Mario Werneck.

Segundo o secretário, o Plano Municipal de Adaptação e Resiliência de BH vai dar continuidade ao Estudo de Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas elaborado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). O objetivo é promover a redução dos impactos à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno, baseando-se nos resultados do Estudo de Vulnerabilidade Climática para Belo Horizonte: ondas de calor, inundações, deslizamentos e doenças tropicais como Zika e Dengue.

“As tendências do clima futuro indicam um aumento de 32% na variação relativa à exposição climática de eventos associados a chuvas intensas em Belo Horizonte, por isso a necessidade não só de buscar controlar e reduzir as emissões de gases, mas também se preparar para os efeitos que as mudanças climáticas trarão para a população a médio e longo prazo”, afirmou Anna Maria Louzada Drummond Nogueira, idealizadora do Plano de Adaptação e Resiliência de BH.