Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Conselho é responsável por Política de Meio Ambiente de BH

Sete membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente sentados em uma mesa. Foto: Divulgação PBH

Conselho é responsável por Política de Meio Ambiente de BH

criado em - atualizado em
Você sabe o que faz o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e quais são os impactos dessa atuação na vida do cidadão de Belo Horizonte? Todas as decisões relativas à melhoria de qualidade de vida, clima, qualidade do ar, formulações técnicas, concessão de licenciamento ambiental, áreas de conservação e muitas outras ações passam por esse conselho, que é o responsável pela formulação das diretrizes da Política Municipal de Meio Ambiente em Belo Horizonte. 

Criado em 1985, o Conselho Municipal de Meio Ambiente é um órgão colegiado, que tem ação normativa e deliberativa. Formado por membros da administração pública e também por representantes da sociedade civil, o conselho se reúne toda última quarta-feira do mês. São 30 conselheiros, entre titulares e suplentes, divididos em cinco setores (meio ambiente, desenvolvimento econômico, universidades e escolas de nível superior, profissionais liberais e sindicatos de profissionais não liberais).

Para Mário Werneck, secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do Comam, graças ao seu fortalecimento ao longo dos anos, o conselho é hoje aparato essencial e indissociável do Poder Executivo municipal. “Por ser um órgão deliberativo, o Conselho atua como instância superior no Município para assuntos ambientais assegurando assim a legitimidade e a eficiência na tomada de decisões que concernem o meio ambiente”, explica.



Competências do Conselho Municipal de Meio Ambiente

- A promoção de medidas destinadas à melhoria da qualidade de vida no município (clima, qualidade do ar, entre outros);

- Formulação de normas técnicas e padrões de proteção, conservação e melhoria do meio ambiente para o Município de Belo Horizonte, observadas as legislações federal e estadual;

- Concessão de licenças para implantação e operação de atividades potencialmente poluidoras;

- Aprovação das normas e diretrizes para o Licenciamento Ambiental no município; e 

- Atuar no sentido de formar consciência pública da necessidade de proteger, conservar e melhorar o meio ambiente.
 
 
 

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.