Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Biólogo da FZB participa de curso sobre répteis na Flórida

Profissionais de Biologia ensinam técnicas de manejo dos ovos de réptil durante o dia na Flórida, em curso frequantado por biólogo da FZB.Foto: Arquivo Pessoal

Biólogo da FZB participa de curso sobre répteis na Flórida

criado em - atualizado em

Luís Eduardo Coura Rocha, biólogo responsável pela Seção de Répteis e Anfíbios do Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), participou do curso "Crocodilian Biology and Captive Management Professional Training Course 2017" (Biologia e Manejo em Cativeiro de Répteis Crocodilianos), realizado no "Anastasia Island Conservation Center", nas dependências do "Saint Augustine Alligator Farm and Zoological Park", em Saint Augustine, Flórida, EUA, de 06 a 13 de abril.

 

O curso teve como objetivo apresentar técnicas de manutenção, manejo e requisitos especiais para o cuidado de répteis crocodilianos (jacarés, aligatores, crocodilos e gaviais) em jardins zoológicos e aquários. Os tópicos relevantes na biologia básica dos crocodilianos, tais como taxonomia, biologia reprodutiva, comportamento, anatomia, fisiologia, e conservação foram incluídos como base para as boas práticas do manejo em cativeiro.

 

De caráter teórico-prático, a capacitação contou com palestras e demonstrações em campo, além de workshops em treinamento animal e design de recintos. Todos os instrutores são membros do "Crocodilian Advisory Group (CAG)" e do "Crocodile Specialist Group (CSG)" dentro do programa "Species Survival Commission" (SSC) da "International Union for Conservation of Nature" (IUCN).

 

Participaram do curso profissionais de zoológicos e aquários dos EUA (em sua maioria), e também profissionais da França, Belize e México. Luís Coura foi o único representante do Brasil. O biólogo conseguiu a bolsa por meio de um processo seletivo. “Eu concorri com outros profissionais da América Latina e ganhei a bolsa "The Ellen Trout Zoo Crocodile Conservation Scholarship" que é patrocinada pelo Ellen Trout Zoo de Lufkin, do estado do Texas, e gerenciada pela "Zoo Conservation Outreach Group (ZCOG)" em parceria com a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB).

 

De acordo com Luís Coura, o curso promoveu um acréscimo de experiência e conhecimento fundamentais para a adequada manutenção de répteis crocodilianos em cativeiro, além de permitir o contato com outros profissionais da área, de instituições internacionais, e também a troca de experiências. “Essa capacitação foi de grande valia para melhorarmos os nossos conhecimentos sobre répteis crocodilianos", afirmou o biólogo, explicando que foram abordados itens como biologia, reprodução, requerimentos de manejoadequação de recintos, o que trouxe conhecimentos para que a FZB possa ter condição de reproduzir e participar dos esforços de conservação desses animais, além de promovereducação ambiental, entretenimento e  lazer ao público visitante. 

 

“Encorajo a todos que busquem esse tipo de capacitação específica. O curso foi intensivo, mas muito proveitoso. Neste sentido, o aprendizado adquirido será compartilhado com a equipe do Zoológico de Belo Horizonte”, completou. O Zoológico possui, atualmente, dois exemplares de jacarés-de-papo-amarelo. Contudo, há planos em curto prazo de diversificar a coleção de animais priorizando espécies ameaçadas e espécies atrativas para o público.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.