“Casa da Árvore” receberá projeto urbano e sociocultural

A área pública que ficou conhecida como “Casa da Árvore”, localizada no bairro Jardim América, regional Oeste, será objeto de um projeto urbano e sociocultural da Prefeitura de Belo Horizonte. A iniciativa envolverá as secretarias de Política Urbana; Cultura; Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, além da Coordenadoria de Atendimento Regional Oeste e a Sudecap.

A decisão foi tomada, em consenso, depois de reunião que envolveu os secretários de Governo, Paulo Lamac; de Política Urbana, Maria Caldas; de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Maíra Colares, e o diretor da Secretaria Municipal de Cultura, Marcelo Bones. Também participaram do encontro a defensora pública Júnia Roman, quatro integrantes do espaço que era chamado de “Casa da Árvore” e representantes de entidades sociais e associações comunitárias de bairros do entorno.

No encontro, ficou definido que, nos próximos dias, arquitetos urbanistas da Secretaria Municipal de Política Urbana irão propor um projeto para o local, com a participação dos demais envolvidos.

Segundo Paulo Lamac, a expectativa da Prefeitura é garantir, de forma criativa, coletiva e responsável, uma destinação para essa área pública. “É possível agregar a experiência já vivida no local com a adequada utilização do espaço público, em conformidade com o ordenamento urbano”, afirmou.

Os participantes do encontro concluíram que continuam sendo necessárias medidas para garantir alternativas de trabalho, acesso à saúde e moradia aos integrantes que viviam no local. Também foi discutido que o local que receberá o projeto não será utilizado como espaço de moradia e de construções improvisadas e irregulares.

Histórico

Após o incêndio ocorrido no último domingo, dia 24, a “Casa da Árvore” foi totalmente destruída. Há a preocupação dos moradores e comerciantes da região de que a área pública seja ocupada de forma irregular e também que as árvores sejam suprimidas.