Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Guarda Municipal forma 2ª turma do Projeto Adote um Músico

Duas crianças alunas de escola municipal tocam violão; ao lado, guardas municipais tocam outros instrumentos.Foto: Divulgação PBH

Guarda Municipal forma 2ª turma do Projeto Adote um Músico

criado em - atualizado em

A Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) realizou nesta terça-feira, dia 28 de novembro, a cerimônia de formatura de 22 alunos da 2ª edição do Projeto Adote um Músico. Desenvolvido pela Banda de Música da GMBH, o projeto tem o objetivo de ofertar o ensino de música em escolas com altos índices de vulnerabilidade social. Neste ano, o programa foi realizado na Escola Municipal Dom Orione.

 

Durante nove meses, os alunos estudaram teoria musical, aprenderam técnicas de canto, flauta doce, violão e teclado. O programa é conduzido por agentes da Banda da Guarda Municipal que possuem qualificação superior em pedagogia e música.

 

Durante o evento, os formandos apresentaram o Primeiro Movimento da 9ª Sinfonia de Beethoven e cantaram, em formação de coral, a música “Raridade”, do artista gospel Anderson Freire. Ao final, o aluno Luiz Miguel, de 11 anos, apresentou um número solo da canção “Fur Elise”, de Beethoven, no teclado.

 

O Secretário Municipal de Segurança e prevenção, Genilson Zeferino, destacou que as ações como o Projeto Adote um Músico são fundamentais para um novo modelo de segurança pública. Para Diretora da Escola Municipal Dom Orione, Fátima Anselmo, o projeto é uma ação inteligente de Segurança Pública. “Quando a escola foi selecionada, fiquei muito feliz e penso que essa estratégia da Banda é uma boa ferramenta de combate à violência”, disse.

 

A próxima fase do projeto começa em fevereiro de 2018, com a seleção de outra escola. Em 2016, 20 alunos realizam o curso básico de música na Escola Ignácio de Andrade Melo, no bairro São José, na região da Pampulha.

 

Participaram da festa o Comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Rodrigo Prates, o Subcomandante da GMBH, Nedson Moreira e o coordenador do Lar dos Meninos Dom Orione, Padre José Carlos de Rezende.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.