Pular para o conteúdo principal

Ouvir texto:



Guarda Municipal realiza treinamento com Exército Brasileiro

Cerca de quinze membros da Guarda MUnicipal realizam treinamento sob orientação do Exército.Foto: Divulgação PBH

Guarda Municipal realiza treinamento com Exército Brasileiro

criado em - atualizado em

Agentes de grupos especializados da Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) participaram, nesta terça-feira, dia 26, de aulas práticas que concluíram o curso “Garantia da Lei e da Ordem”, ministrado por militares do Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro (BPE). A instrução foi realizada no Centro de Treinamento Treme Terra, na região da Pampulha.

 

Com a participação de 80 guardas municipais, o curso teve como objetivo capacitar os agentes para atividades especializadas de controle de distúrbios e de policiamento em eventos de grande porte. O treino teve início na segunda-feira, dia 25, com aulas teóricas realizadas no Auditório JK, na Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Na etapa de hoje, os guardas municipais conheceram técnicas de formação e comando para intervenção em tumultos coletivos. Teve destaque o uso correto da força tática, com treinamento para o emprego de armamentos químicos de efeito moral: bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e granadas de luz e som (que desorientam e distraem o alvo ao emitir um forte estouro, seguido de um flash de luz, usadas normalmente em resgates de reféns ou em contenção de rebeliões).

 

 

Reações e efeitos

 

Segundo o tenente do Exército, Tiago Chacon, responsável pelo treinamento prático desta manhã, é fundamental que os guardas municipais saibam como funcionam os armamentos químicos e quais são as reações físicas causadas por eles, para poderem utilizá-los da forma correta e no momento certo. Para isso, foram criadas algumas situações controladas, como a câmara de gás, onde os agentes tiveram contato direto o com o gás lacrimogêneo e o spray de pimenta.

 

Sob o comando do sargento Leandro Eduardo, da 4ª Companhia do Batalhão PBE, e munidos de escudos e bastões, os guardas municipais aprenderam também técnicas de escolta, ataque e defesa. “A atuação na vida real é única e não permite corrigir erros. Por isso, faço questão de valorizar cada movimento e repetir cada ação aqui, até que os alunos assimilem de fato a técnica”, destacou o militar.

 

Para finalizar o curso, todos os guardas foram submetidos a uma simulação de conflito, com uso de bombas de efeito moral e granadas de luz e som. Os agentes que participaram do curso pertencem a equipes especializadas da GMBH, como o Grupamento de Emprego Especializado (GEESP) e o Grupamento de Fiscalização da Ordem Pública (GFOP), que são acionados em ocorrências de maior complexidade, como prevenção a invasões, ações de fiscalização urbana e ocorrências com maior nível de periculosidade.

Últimas Notícias

NOTÍCIA EMPREENDEDOR

Simulação de Notícia

Cerca de nova mulheres fazem oficina de crochê.

Voluntários de oficinas de centro cultural trocam saberes

Encontros mensais de voluntários de oficinas no Centro Cultural Zilah Spósito facilitam troca de conhecimento e informação.