Lagoa do Nado recebe evento internacional de skate

Nos dias 3 e 4 de junho, a capital mineira recebe o 1º BH Skate Invasion, o maior evento da modalidade em Minas Gerais, que marca a reinauguração da pista de skate do Parque Fazenda Lagoa do Nado (Rua Desembargador Lincoln Prates, 240, bairro Itapoã – região Norte). Realizado por atletas de BH, o evento tem o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Fundação de Parques Municipais. As pré-inscrições para o 1º BH Skate Invasion estão abertas neste site.

O BH Skate Invasion terá a participação de 100 atletas. Os dois melhores skatistas de cada categoria (Mirim, Feminino, Amador, Master, Grand Master, Legend, Grand Legend e Profissional) se classificam para a final, que será disputada no domingo, dia 4 de junho. O evento terá a presença Christian Hosoi e Eddie Elguera, que formarão as equipes dos finalistas. Além das provas das diversas categorias, o 1º BH Skate Invasion contará com escolinha de skate, apresentações de DJs, intervenções de grafiteiros e a presença de food trucks.

Skatistas internacionais e de outros estados brasileiros participarão dos dois dias de evento, que é organizado por atletas da geração “old school” de BH, como Alexandre Dota, Cleiber Binha, Márcio Oya e o músico John Ulhoa, guitarrista da banda Pato Fú.

John Ulhoa lembra que a reforma da pista de skate foi uma parceria da PBH com a iniciativa privada, e contou com a participação de atletas e empresários que frequentam o Parque. “Os parques têm a função de serem como um oásis no meio da cidade. O evento será importante não só para os skatistas, mas também para BH, pois colocaremos a cidade no calendário anual do skate mundial”, ressaltou o músico.

O 1º BH Skate Invasion tem como principais objetivos a inclusão social, por meio da ocupação do parque público pela população e pelos atletas, e a inserção da capital mineira no mapa do skate mundial, com a presença de estrelas internacionais do esporte. Além disso, a primeira edição do campeonato também serve como inspiração para a prática do skate e a formação de atletas-cidadãos. “Graças a um trabalho feito em parceria com a secretaria de Esporte e Lazer e com os frequentadores do parque, realizaremos o maior evento de skate já visto em BH. Queremos tirar os parques do estado de abandono para reocupá-los em benefício da população. Os verdadeiros donos dos parques são os moradores, as famílias e os esportistas.”, diz Sérgio Augusto Domingues, presidente da Fundação de Parques Municipais.