Pagamento antecipado do IPTU 2018 terá 5% de desconto

Os contribuintes do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Belo Horizonte que fizerem o pagamento de duas ou mais parcelas  até o dia 22 de janeiro terão desconto de 5% no valor pago antecipadamente. As regras do IPTU 2018 foram explicadas, nesta quinta-feira, 21/12, em entrevista coletiva concedida pelo subsecretário da Receita Municipal, Eugênio Eustáquio Fernandes, e o diretor de Lançamentos e Desonerações Tributárias, Érvio de Almeida.

O IPTU 2018 em Belo Horizonte terá reajuste de 2,94%, percentual baseado, como definido por lei, no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Considerando os 5% de redução para quem pagar antecipado e o percentual de reajuste, o desconto em 2018 será proporcionalmente maior do que nos anos anteriores, explicou o diretor de Lançamentos e Desonerações. “O reajuste no IPTU 2018 será de 2,94%. Já o desconto do IPTU 2018 será de 5%, enquanto que, em 2017, o reajuste foi de 6,58% e o desconto aplicado foi de 7%. Dessa forma, o desconto real é proporcionalmente maior no IPTU do ano que vem”, afirma Érvio de Almeida.

Emissão de guias

As guias do IPTU 2018 começam a ser entregues pelos correios no dia 4 de janeiro ou podem ser emitidas via internet, a partir do dia 1º de janeiro, por meio do Portal do IPTU

As dúvidas poderão ser resolvidas no BH Resolve ou nas regionais Barreiro e Venda Nova, no período de 2 de janeiro a 1º de fevereiro de 2018. O contribuinte que desejar também poderá agendar o atendimento aqui.

Confira a o decreto do IPTU 2018 na íntegra.