BH em Cantos: Parque José Lopes dos Reis, um paraíso natural

Parque José Lopes dos Reis, um dia ensolarado, um caminho de pedras entre as árvores.Foto: Barbara Donadoni/PBH

BH em Cantos: Parque José Lopes dos Reis, um paraíso natural

Um paraíso em meio ao agito urbano, um ambiente perfeito para passeios em família, piqueniques e para quem procura tranqüilidade. Assim é o Parque José Lopes dos Reis, que está localizado à rua Albânia, 17, no bairro Europa, na região de Venda Nova. Conhecido popularmente pelo antigo nome, Parque Baleares, o local tem cerca de 15 mil metros quadrados, com mais de seis mil árvores de diferentes tipos.

Dentre as espécies que compõem a flora do local, estão árvores frutíferas como mangueiras, jabuticabeiras, abacateiros e diversas outras. Outro atrativo que torna o parque um ambiente encantador é o Córrego do Baleares, de água limpa e transparente proveniente de 12 nascentes preservadas encontradas no local.

Esse ambiente preservado recebe visitantes ‘ilustres’, como pássaros e micos, que vão ao local para se alimentar e levam alegria aos frequentadores, na maioria estudantes de escolas da região e profissionais ligados à natureza. Luís Carlos Vasconcelos, encarregado do parque, diz que o espaço é um encanto para todos. “O parque tem estrutura adequada para receber todos os públicos.”

O Parque Baleares dispõe de conjuntos de mesas e bancos em concreto, playground com brinquedos infantis e equipamentos de academia, barras de alongamento e prancha para a realização de atividades físicas.

História

A implantação do parque se deu por meio do programa de revitalização de córregos e nascentes da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que propõe a recuperação ambiental que implica em reverter a degradação de córregos não canalizados da cidade. O nome oficial do parque é em homenagem a José Lopes dos Reis, que morava na região desde 1968 e tinha um histórico de luta em favor da comunidade. Reis lutou pela implantação e manutenção do local como uma área de preservação ambiental e morreu em 2008.

05/10/2017. BH em Cantos - Parques Baleares de Venda Nova. Fotos: Barbara Donadoni/PBH