Pular para o conteúdo principal

Acolhimento Institucional para a População em Situação de Rua

| atualizado em

Albergue Municipal Tia Branca


Oferta 400 vagas para acolhimento de pernoite a homens adultos. No local, as pessoas em situação de rua recebem alimentação, pernoite e atendimento socioassistencial.


Abrigo Pompéia


Oferta moradia a famílias em situação de rua, por meio de 22 cômodos que normalmente acomodam até cinco pessoas. Os encaminhamentos são realizados pelos outros serviços da rede de atendimento a esse público. O tempo de permanência é determinado em função da autonomia dos usuários, construída a partir do acompanhamento sistemático dos técnicos do serviço.


Abrigo São Paulo


Atende mulheres e homens em situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social em situação de vida nas ruas e migrantes. Podendo atender também famílias atingidas pelas chuvas em situação de emergência. Das 200 vagas, 50 são destinadas ao acolhimento deste público. Das 150 vagas restantes, 50 são destinadas aos homens e 50 às mulheres.


República Maria Maria


Atende 40 mulheres em situação de rua, encaminhadas pelos outros serviços da rede. Oferta moradia, alimentação, acompanhamento socioassistencial e encaminhamento para os outros serviços públicos. O tempo de permanência é determinado pelos técnicos de acordo com a capacidade de autonomiae/ou reintegração familiar e a construção de uma referência de vida fora das ruas.


República Reviver e República Fábio Alves dos Santos


Atendem homens com trajetória de vida nas ruas, maiores de 18 anos, encaminhados pela rede de atendimento após, no mínimo, seis meses de acompanhamento. Ofertam moradia, acompanhamento socioassistencial e encaminhamento para os outros serviços públicos, especialmente para qualificação profissional e para o mercado de trabalho. Possuem foco na autonomia do sujeito e na construção de uma referência de vida fora das ruas. A capacidade de atendimento é de 40 usuários na República Reviver e 44 na República Fábio Alves dos Santos.


Serviço de Atendimento ao Migrante 


Oferece 80 vagas de acolhimento institucional provisório para migrantes adultos, do sexo masculino, em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Realiza encaminhamentos à rede, bem como o acesso aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais. Disponibiliza diariamente aos usuários espaço para higienização, alimentação, dormitório e guarda-volume.


Unidade de Pós-Alta Hospitalar


Recebe até 20 adultos (homens e mulheres) com trajetória de vida nas ruas que tenham passado por alguma cirurgia ou tratamento de saúde, tenham recebido alta hospitalar, mas que ainda demandem cuidados especiais, como a administração de curativos, medicamentos e alimentação adequada para pessoas em recuperação.

Voltar