Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Atende crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias referenciadas no CRAS, tendo como objetivo fortalecer a convivência e os vínculos familiares, potencializando a família e a comunidade no processo de proteção social, por meio de grupos de convivência e atividades coletivas.
Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos
Atende pessoas com deficiência, idosos e suas famílias fora das áreas de abrangência dos CRAS na perspectiva de promover a inclusão social destes cidadãos e possibilitar o fortalecimento de vínculos familiares, por meio do acompanhamento sociofamiliar no domicílio e da articulação com a rede de atendimento a esses usuários.
Programa Mala de Recursos
Iniciativa que integra o Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência, o programa Mala de Recursos realiza visitas domiciliares às residências de pessoas com deficiência com o objetivo de contribuir para a garantia de direitos sociais e promover a consolidação de uma sociedade mais inclusiva. Bonecos, jogos, fantoches, balões e outras ferramentas compõem a mala, principal objeto de trabalho dos Brincantes, profissionais que executam este programa, ferramentas essas que são utilizadas como estímulos para o crescimento e o aprendizado da pessoa atendida e, principalmente, para o fortalecimento de vínculos familiares por meio do despertar para o brincar.
Prometi
Voltado à pessoa com deficiência, o Projeto de Mercado de Trabalho Inclusivo (Prometi) promove a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a partir da intermediação da mão de obra. Por meio da iniciativa, os usuários são inscritos em cursos de formação profissional específico para pessoas com deficiência e encaminhados para processos seletivos trabalhistas em empresas de diferentes setores.
Centro-Dia
Oferta atendimento especializado a pessoas adultas com deficiência, que estejam em situação de dependência e com os seus direitos violados, além de atender também seus cuidadores.
Acolhimento Institucional para Pessoa com Deficiência
Residências inclusivas
São residências adaptadas, com estrutura física adequada, localizadas em áreas residenciais na comunidade. Dispõem de equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas. Belo Horizonte possui quatro residências inclusivas, somando um total de 45 vagas para jovens e adultos na faixa etária entre 18 e 59 anos. A modalidade foi regulamentada em 2012, pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Acolhimento convencional
Oferta proteção integral com moradia, alimentação e cuidados especiais. Não passou por reordenamento da residência inclusiva, pois essa modalidade já existe na capital mineira, anteriormente às definições desse serviço na política de assistência social.