Pular para o conteúdo principal

População de Rua

| atualizado em

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)


O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI, executado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, cumpre a função de apoio, orientação e acompanhamento às famílias cujos membros estejam em situação de ameaça ou violação de direitos. Consiste na acolhida, escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, construção de plano individual de atendimento psicossocial, orientação jurídico-social, além de articulação com as diversas políticas públicas e áreas afins, em busca do rompimento com os padrões de violação de direitos, fortalecimento da função protetiva da família e reparação de danos da incidência da violação.

Contato: CREAS de referência do usuário.


Serviço Especializado em Abordagem Social


Destina-se a pessoas de qualquer faixa etária que esteja em situação de rua, realiza busca ativa e identificação de pessoas e famílias que fazem do espaço público local de moradia e sobrevivência. O trabalho social é realizado principalmente nas ruas, locais de aglomeração e/ou grande circulação de pessoas, onde o técnico busca estabelecer vínculos com a população de rua, cria possibilidades de (re)inserção social por meio do retorno à família ou em equipamento da rede de atendimento a esse público, a inclusão em programas de transferência de renda e qualificação profissional.


Centro de Referência da População em Situação de Rua – CREAS Pop


Oferta oficinas socioeducativas, local para higienização pessoal, telecentro, guarda-volumes e atendimento socioassistencial. O local é referência de endereço para a população em situação de ria, realizando atendimentos individuais e coletivos, estudo de casos, encaminhamentos a serviços e projetos socioassistenciais e de demais políticas públicas. A forma de acesso e a partir de demanda espontânea ou encaminhamentos do Serviço de Abordagem Social, com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (as atividades na parte da manhã necessitam de inscrição prévia para participação).


Unidades

• Centro POP Av. do Contorno - Av. do Contorno, 1082 - Barro Preto.

• Centro POP Leste - Rua Conselheiro Rocha, 351, Floresta.


Centro de Referência da População em Situação de Rua – CREAS Pop Miguilim


Referência para o atendimento diurno crianças e adolescentes em situação de rua, o CREAS Pop Miguilim representa um espaço lúdico-pedagógico que tem como proposta elaborar e colaborar para a superação de rua vivenciada pelo público infantojuvenil, promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários do público. Oferta atendimento socioassistencial, oficinas socioeducativas, local para higienização pessoal, alimentação e telecentros.

Contato: (31) 3277-6902 / Endereço: Rua Varginha, 210 – Floresta.


Serviço de Acompanhamento Sociofamiliar do Programa Bolsa Moradia


Oferece acompanhamento sociofamiliar aos usuários da política de assistência social inseridos no programa Bolsa Moradia da URBEL (que concede o benefício no valor de R$500,00 voltados à garantira do direito à moradia, por meio de pagamento de aluguel), dentro das 296 vagas destinadas à assistência social, prioritariamente a pessoas em situação de rua. Realiza atendimentos individuais e em grupos e promove a inserção na rede socioassistenciais e políticas setoriais. A forma de acesso se dá por meio de encaminhamentos pelos Serviços que atendem a população em situação de rua.

Contato: (31) 3277- 4513


Serviço de Acolhimento Institucional


Atende pessoas em situação de rua, ofertando o acolhimento temporário desse público em unidades específicas que vão desde acolhimento na modalidade de pernoite (entrada no fim do dia e saída pela manhã) a repúblicas e unidade de pós-alta hospitalar. Oferece acolhida, alimentação, local para higiene, atendimento socioassistencial, encaminhamento para as demais políticas setoriais.


Unidades

• Albergue Tia Branca - Rua Conselheiro Rocha, 351, Floresta. Oferta: Acolhimento de pernoite, alimentação, local para higiene e atendimento socioassistencial. Formas de acesso: Encaminhamentos pelos serviços que atendem a população em situação de rua e demanda espontânea - Capacidade: 400 vagas - Público atendido: Homens - Horário de funcionamento: Entrada a partir das 17h, até às 20h30. Saída às 7h do dia seguinte. Atendimento técnico de 2ª a 6ª feira, das 8h às 21h.

• Abrigo São Paulo - Rua Elétron, 100, Primeiro de Maio. Oferta: Acolhimento na modalidade pernoite para homens, mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social e acolhimento emergencial para famílias de áreas de risco geológico/ inundação e atendimento socioassistencial - Formas de acesso: Encaminhamentos pelos serviços que atendem a população em situação de rua, demanda espontânea e com encaminhamentos de órgãos afins para famílias em situação de risco geológico/ inundação - Capacidade: 200 vagas para pernoite, sendo 148 para homens, 52 para mulheres ou crianças, sendo deste total 50 para permanência dia – Público atendido: Homens, mulheres e famílias - Horário de funcionamento: Para pernoite, entrada a partir das 17h, até às 20h30. Saída às 7h do dia seguinte. 24 horas para casos de permanência dia. Atendi- mento técnico de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h.

• Abrigo Pompeia - Rua Coronel Otávio Diniz, 29 – Pompeia. Oferta: Acolhimento em casas/cômodos individualizadas e atendimento socioassistencial. Formas de acesso: Encaminhamentos pelos serviços que atendem a população em situação de rua - Capacidade: 22 casas/cômodos - Público atendido: famílias - Horário de funciomaneto: 24h - Atendimento técnico de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h.

• Abrigos Institucionais – Repúblicas. Oferta: Acolhimento em residência coletiva e atendimento socioassistencial - Formas de acesso: Encaminhamentos pelos serviços que atendem a população em situação de rua - Capacidade: Total de 124 vagas divididas em três unidades - Público atendido: Masculino e feminino - Horário de funciomaneto: 24h - Atendimento técnico de 2ª a 6ª feira, das 8h às 20h.

• Pós-alta Hospitalar - Rua Além Paraíba, 181, Lagoinha. Oferta: Acolhimento para pessoas em situação de rua que tenham recebido alta hospitalar, mas que ainda necessitam de cuidados ofertados no âmbito do SUAS-BH - Formas de acesso: Encaminhamento dos hospitais e UPAs - Capacidade: 20 vagas - Público atendido: Masculino e Feminino - Horário de funcionamento: 24h - Atendimento técnico de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h.

Voltar