Pular para o conteúdo principal

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)

| atualizado em

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI, executado pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS, cumpre a função de apoio, orientação e acompanhamento às famílias cujos membros estejam em situação de ameaça ou violação de direitos.


São publico do serviço: crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, assim como suas famílias, vítimas de violência física, psicológica, negligência, violência sexual, abuso e/ou exploração sexual, ou afastamento do convívio familiar.


O serviço consiste na acolhida, escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, construção de plano individual ou familiar de atendimento, atendimento psicossocial, orientação jurídico-social, além de articulação com as diversas políticas públicas e áreas afins, em busca do rompimento com os padrões de violação de direitos, fortalecimento da função protetiva da família e reparação de danos e da incidência da violação.


Os casos de violência sexual são inseridos a partir de encaminhamentos realizados pelos Conselhos Tutelares, Promotoria e Vara da Infância e Juventude de Belo Horizonte. Belo Horizonte conta hoje com nove CREAS, um em cada Regional Administrativa da cidade, que funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8:00 e 18:00.

 

Voltar