Pular para o conteúdo principal

Proteção Social à pessoa com deficiência e ao idoso

| atualizado em

Atende pessoas com deficiência, idosos e suas famílias fora das áreas de abrangência dos CRAS na perspectiva de promover a inclusão social destes cidadãos e possibilitar o fortalecimento de vínculos familiares por meio do acompanhamento sociofamiliar no domicílio e da articulação com a rede de atendimento a esses usuários.


Programa Mala de Recursos Lúdicos


Iniciativa que integra o Serviço de Proteção Social à Pessoa com Deficiência, o programa Mala de Recursos realiza visitas domiciliares as residências de pessoas com deficiência com o objetivo de contribuir para a garantia de direitos sociais e promover a consolidação de uma sociedade mais inclusiva. Bonecos, jogos, fantoches, balões e outras ferramentas compõem a mala, principal objeto de trabalho dos Brincantes, profissionais que executam este programa, ferramentas essas que são utilizadas como estímulos para o crescimento e o aprendizado da pessoa atendida e, principalmente, para o fortalecimento de vínculos familiares por meio do despertar para o brincar.


Programa Maior Cuidado


O Programa Maior Cuidado inclui dois projetos inovadores que tornam Belo Horizonte uma cidade protagonista na atenção à pessoa idosa, o Domicílio Seguro para a Pessoa Idosa – kit banheiro e o Cuidador de Idosos, ambos integrantes do projeto sustentador Programa de Atenção ao Idoso, parte do BH Metas e Resultados. O projeto Cuidador de Idosos consiste no acompanhamento domiciliar da rotina de idosos semi-dependentes e dependentes em situação de vulnerabilidade social pela fragilização de vínculos familiares e sociais e pela ausência de acesso a possibilidades de inserção, habilitação social e comunitária. O objetivo é prevenir situações de risco, exclusão e isolamento. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAAS), com a co-gestão da Secretaria Municipal de Saúde. Desde 2009, tem sido aprimorado pelo Grupo de Trabalho Idoso, um grupo de trabalho intersetorial, constituído em função do Plano Sustentador do Idoso, responsável pela elaboração do Programa de Atenção ao Idoso. O grupo agrega profissionais das secretarias de Assistência Social, Políticas Sociais, Saúde, Abastecimento, Esportes e Educação, da Fundação Municipal de Cultura, das coordenadorias de Direitos de Cidadania e dos Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal do Idoso.

Voltar