Pular para o conteúdo principal

Idoso

| atualizado em

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 


Atende crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência e suas famílias referenciadas no CRAS, tendo como objetivo fortalecer a convivência e os vínculos familiares, potencializando a família e a comunidade no processo de proteção social, por meio de grupos de convivência e atividades coletivas.


Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos


Atende pessoas com deficiência, idosos e suas famílias fora das áreas de abrangência dos CRAS na perspectiva de promover a inclusão social destes cidadãos e possibilitar o fortalecimento de vínculos familiares, por meio do acompanhamento sociofamiliar no domicílio e da articulação com a rede de atendimento a esses usuários.


Programa Maior Cuidado


O Programa Maior Cuidado atende idosos dependentes e semidependentes residentes nos territórios dos CRAS, por meio de um cuidador social que orienta e apoia a família na organização do cuidado, na rotina diária do idoso e o auxilia no acesso aos serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas. Contribui, dessa forma, para a preservação da autonomia do idoso e dos vínculos entre os membros da família, bem como para a garantia de direitos e para a prevenção do isolamento e exclusão da pessoa idosa, assim como promove a integração desse público na comunidade.


Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)


Cumpre a função de apoio, orientação e acompanhamento a crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência, além de famílias cujos membros estejam em situação de ameaça ou violação de direitos. Consiste na acolhida, escuta, estudo social, diagnóstico socioeconômico, orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, construção de plano individual ou familiar de atendimento, atendimento psicossocial, orientação jurídico-social, além de articulação com as diversas políticas públicas e áreas afins, em busca do rompimento com os padrões de violação de direitos, fortalecimento da função protetiva da família e reparação de danos e da incidência da violação.


Serviço de Acolhimento Institucional 


Oferta de proteção integral do público acolhido, seja ele: criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, pessoas ou famílias em situação de rua ou provenientes de áreas de risco geológico. No caso dos idosos o acolhimento destina-se a usuários com sessenta anos ou mais, de ambos os sexos, independentes ou com algum grau de dependência. Está previsto para o público que não dispõe de condições para permanecer com a família, com vivência de situações de violência e negligência, em situação de abandono e/ou com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. O município de Belo Horizonte possui hoje uma rede conveniada, composta por 24 unidades, sendo 22 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), uma república e uma casa lar.

Voltar