Escola municipal e centro de saúde promovem evento esportivo

Uma corrida rústica e uma caminhada marcaram a manhã de centenas de moradores da região de Venda Nova no sábado, 25 de novembro. Promovido pela Escola Municipal Professor Pedro Guerra e pelo Centro de Saúde Jardim dos Comerciários, com apoio da Rede Sesc de Ação Comunitária, o evento foi realizado na unidade do Sesc Venda Nova, no bairro Jardim dos Comerciários, um dos maiores centros de convenções e lazer da América do Sul. Cerca de 150 pessoas de variadas faixas etárias participaram do evento, que teve percurso de 2,5 quilômetros para amadores e 5 quilômetros para profissionais.

A corrida rústica foi uma ação de confraternização em prol da saúde, educação, arte e meio ambiente, conforme explica o médico Sidney Marques Vieira, do Centro de Saúde Jardim dos Comerciários, coordenador do projeto Peso Legal que trabalha a prevenção da obesidade. Ele conta que o projeto nasceu de uma parceria entre a Unifenas Belo Horizonte e o Centro de Saúde Jardim dos Comerciários. “Além do acompanhamento clínico por uma equipe multiprofissional, o projeto faz parcerias na comunidade, criando espaço para a prática de atividades físicas, aulas de ritmos, Lian Gong e caminhadas. Outras ações de educação são desenvolvidas nas escolas, igrejas, ONGs e associações comunitárias, com palestras e oficinas. Em três anos, o projeto já avaliou mais de 500 pessoas e, hoje, cerca de 90 usuários do Centro de Saúde participam regularmente das atividades”, explicou.

O evento foi muito elogiado pela comunidade, pelo fato de promover a melhoria da saúde e a convivência. Maria da Ajuda Costa dos Santos, usuária do Centro de Saúde Jardim dos Comerciários, conta os benefícios que tem alcançado na unidade. “A caminhada é muito importante para a saúde e a convivência com as outras pessoas. A minha saúde melhorou muito com o projeto Peso Legal, pois o doutor Sidney e suas auxiliares estão sempre presentes nos orientando”, elogiou.